Residência em Itupeva

      O terreno escolhido para a construção de uma casa de final de semana está localizado em um condomínio de chácaras, no ponto alto do relevo marcado por pequenos morros e por concentrações de rochas graníticas que afloram na superfície. A construção deveria preservar as características do terreno e suas visuais, integrando-as aos novos ambientes internos e externos.

      local: itupeva – sp
      data: 2008
      área construída: 400 m²
      área do terreno: 2.050 m²
      serviços: projeto de arquitetura, coordenação e compatibilização dos projetos de estrutura, elétrica e hidráulica, gerenciamento de obra

      A IMPLANTAÇÃO DA CASA FOI DEFINIDA NA ÁREA MAIS ALTA DO LOTE, PARA QUE AS VISTAS DA PAISAGEM E AS ROCHAS EXISTENTES FOSSEM INCORPORADAS AO PROJETO.

      Para que as interferências no solo fossem minimizadas, optou-se pela leve e regular estrutura de madeira cuja modulação foi sobreposta aos patamares longitudinais naturais, que integram a área interna à externa e são conectados transversalmente pela construção. Foram estabelecidos, então, três patamares principais: o primeiro – estar – próximo ao acesso de veículos e garagem, mais protegido da área externa e da insolação; o segundo – lazer/ jantar – integrado aos pátios externos e à piscina; o terceiro, pavimento superior – dormitórios – voltado para norte, mais reservado em relação à área de convívio. Foram definidos dois acessos : um para pedestres na cota mais alta seguindo um percurso entre as rochas e o segundo, para veículos, na cota média do lote. O plano mais baixo e livre de interferências foi liberado para o plantio de árvores e pequeno campo de futebol.