Escola Estadual Jardim Humberto Salvador

      Esta escola de 12 salas de aula de ensino fundamental e médio em Presidente Prudente foi solicitada pela FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) como parte de seu programa de construção com estruturas pré-moldadas de concreto. O terreno destinado à escola está localizado na extremidade e na cota mais baixa de um loteamento municipal implantado recentemente e ainda pouco denso, com construções que não ultrapassam dois pavimentos e com diversos lotes não ocupados.

      local: presidente prudente – sp
      data: 2007
      área construída: 2.540 m²
      área do terreno: 7.000 m²
      cliente: fde – fundação para o desenvolvimento da educação
      serviços: projeto de arquitetura

      O NOVO EDIFÍCIO DEVERIA CONTRIBUIR PARA A QUALIDADE DO ESPAÇO URBANO DE UM BAIRRO EM FORMAÇÃO E SE APROPRIAR DO EXTENSO TERRENO, EVITANDO ESPAÇOS RESIDUAIS.

      Com formato triangular, a gleba é circundada por vias em todos os lados, sendo que somente a via limite do bairro é asfaltada, o que a determinou como acesso da escola. Sua área bastante generosa se comparada aos padrões de centros urbanos mais populosos, de aproximadamente 7.000 m2, é limitada a oeste pelo loteamento e a leste por um vale de ocupação rural que se destaca na paisagem e nas vistas do terreno. O novo edifício deveria, portanto, contribuir para a qualidade do espaço urbano de um bairro em formação e se apropriar do extenso terreno, evitando espaços residuais que poderiam se tornar um problema para o funcionamento da escola.

      A solução adotada tira proveito da extensão do terreno e de sua declividade suave para não ultrapassar dois pavimentos. Trata-se de uma implantação em dois blocos junto às ruas do bairro que, de um lado, aproximam-se da escala local em gabarito e distância e, de outro, voltam-se para a paisagem e incorporam todo o terreno como espaço da escola. No pavimento superior estão localizados todos os ambientes ligados às atividades pedagógicas, com exceção da biblioteca e da sala de uso múltiplo, que, no térreo, junto à quadra, ao pátio, aos demais programas de vivência e a toda a área livre da escola, cria um grande ambiente destinado aos usos de fim de semana pela comunidade.

      JUNTO ÀS RUAS DO BAIRRO , OS DOIS BLOCOS, DE UM LADO, APROXIMAM-SE DA ESCALA LOCAL E DE OUTRO, VOLTAM-SE PARA A PAISAGEM E INCORPORAM TODO O TERRENO COMO ESPAÇO DA ESCOLA.