Creche e Escola Infantil Prados

      O projeto da escola infantil da rua Prados foi solicitado pela Prefeitura de Guarulhos visando a captação de recursos junto à FNDE (Fundação Nacional para o Desenvolvimento da Educação) dentro do programa PROINFÂNCIA de fomento à rede pública de educação infantil dos municípios. O programa da unidade escolar para atendimento de crianças com idade entre 0 e 5 anos e 11 meses deveria seguir as diretrizes PROINFÂNCIA, distribuído em blocos funcionais: administrativo, serviços, pedagógico creche e pedagógico pré-escola.

      local: guarulhos – sp
      data: 2012
      área construída: 1.513 m²
      área do terreno: 4.272 m²
      co-autor:
      barossi&nakamura arquitetos e guilherme petrella
      complementares: ycon engenharia / kml engenharia de projetos
      contrante: falcão bauer
      cliente: prefeitura guarulhos
      serviços: projeto de arquitetura e paisagismo e coordenação dos projetos de estrutura, elétrica e hidráulica

      AS DIMENSÕES DO TERRENO PERMITIRAM QUE O EDIFÍCIO FOSSE IMPLANTADO EM APENAS UM PAVIMENTO COM BLOCOS FUNCIONAIS DISPOSTOS EM ‘L’.

      O terreno está localizado na extremidade leste do município, entre glebas maiores com uso industrial e de logística a sul e área predominantemente residencial a norte e leste, onde a urbanização é incompleta com muitas vias não pavimentadas. A oeste, faz divisa com uma grande área livre parcialmente utilizada para cultivo. As dimensões do terreno permitiram que o edifício fosse implantado em apenas um pavimento. Os blocos funcionais foram dispostos em duas alas que conformam um ‘L’.

      Os programas coletivos se abrem para a área externa conformada pelo edifício em “L”, onde estão pátio descoberto e quadra, enquanto os programas educacionais estão voltados para os limites do lote, mais protegidos. O pequeno desnível em relação ao viário protege o setor de atividades externas das crianças da vista da rua. Essas instalações de esporte e lazer que também são utilizadas pela comunidade do bairro em horários extra-aula, devem atender diversos públicos e diferentes faixas etárias. Os espaços, apesar de terem funcionamento independente, possibilitam a integração espacial e a apropriação por todos os usuários.

      O PEQUENO DESNÍVEL EM RELAÇÃO AO VIÁRIO PROTEGE O SETOR DE ATIVIDADES EXTERNAS DAS CRIANÇAS DA VISTA DA RUA.