Creche e Escola Infantil Maria Dirce

      As instituições que abrigam no mesmo edifício as instalações de Creche Municipal e Escola Infantil são a base da política de educação fundamental no município de Guarulhos. Além deste programa principal, o novo edifício deveria incluir os usos do Módulo Comunidade. A complexidade do projeto estava em conceber e organizar esses espaços de forma integrada permitindo sua apropriação por diferentes públicos e faixas etárias e, ao mesmo tempo, garantir o funcionamento independente dos diferentes programas.

      local: guarulhos – sp
      data: 2009
      área construída: 3.667 m²
      área do terreno: 6.593m²
      complementares: cn6 engenharia, mhs engenharia
      contratante: falcão bauer
      cliente: prefeitura municipal de guarulhos
      serviços: projeto de arquitetura e paisagismo e coordenação dos projetos de estrutura, elétrica e hidráulica

      A SOLUÇÃO APROVEITOU O DESNÍVEL DO TERRENO E AS DUAS VIAS DE ACESSO, SETORIZANDO O CONJUNTO EM 3 PATAMARES DISTINTOS, PARALELOS ÀS CURVAS DE NÍVEL.

      O terreno destinado ao novo equipamento está localizado no limite noroeste de uma grande gleba com previsão de abertura de uma nova via. A solução aproveitou o desnível do terreno e as duas vias de acesso, setorizando o conjunto em 3 patamares distintos, paralelos às curvas de nível. No setor mais elevado e acessado pela avenida existente, uma praça de chegada recebe o público e o distribui pelas dependências da CMEI (recepção, administração, salas de aula, berçários, refeitório e pátio).

      UMA GRANDE COBERTURA METÁLICA INDEPENDENTE, APOIADA SOBRE PILARES DE CONCRETO MARCA O EIXO LONGITUDINAL DO EDIFÍCIO ABRIGANDO AS ATIVIDADES COLETIVAS.

      No patamar inferior, com acesso pela via projetada, estão localizados os equipamentos e atividades do Módulo Comunidade (salas de uso diverso, estacionamento, jardim e área livre para recreação). No patamar intermediário, acessado por um conjunto de rampas e escadas, foram implantados os equipamentos de uso comum aos dois públicos (quadra poliesportiva e auditório). A cobertura metálica independente, apoiada sobre pilares de concreto marca o eixo longitudinal do edifício abrigando as atividades coletivas. Sob ela, distribuem-se blocos autônomos em estrutura de concreto que abrigam ambientes de uso mais restrito.