Residência em Itupeva

Projeto completo e gerenciamento de obra
Área: 300 m2

O relevo da região é marcado por pequenos morros e por concentrações de rochas graníticas que afloram na superfície.
O terreno faz parte de um loteamento implantado nas encostas de um pequeno vale, às margens de uma área de intensa concentração de rochas. O lote situa-se em seu ponto mais alto, com amplas visuais para as cidades vizinhas.
A implantação da casa foi definida na área mais alta do lote, para que as vistas da paisagem e as rochas existentes fossem incorporadas ao projeto. Dois acessos foram estabelecidos: um para pedestres na cota mais alta seguindo um percurso entre as rochas e o segundo, para veículos, na cota média do lote. O plano mais baixo e livre de interferências foi liberado para o plantio de árvores e pequeno campo de futebol.

O projeto procurou obedecer à declividade existente e concentrar o programa em uma planta concisa com circulação interna bastante compacta, evitando grandes movimentações de terra e uma elevada taxa de ocupação, para que se minimizassem as interferências no subsolo do terreno. Assim, optou-se pela leve e regular estrutura de madeira cuja modulação foi sobreposta aos patamares longitudinais naturais, que integram a área interna à externa e são conectados transversalmente pela construção. Foram estabelecidos, então, três patamares principais: o primeiro – estar – próximo ao acesso de veículos e garagem, mais protegido da área externa e da insolação; o segundo – lazer/ jantar – integrado aos pátios externos e à piscina; o terceiro, pavimento superior – dormitórios – voltado para norte, mais reservado em relação à área de convívio.

Ita construtora (estrutura maderira) / PRCA engenharia (estrututa de concreto) Fazzio marcenaria / marvelar caixilhos de madeira ….?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
ITU-Caixilho
ITU-Interna-01
ITU-Corte
ITU-Interna-04
ITU-Externa-02
ITU-Pedras